quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Projeto Pirilampo: Experimentação Audiovisual no Teotônio Vilela




O audiovisual há algum tempo está presente no dia-a-dia de uma parcela cada vez maior da população. O contato diário com as imagens digitais desenvolveu uma espécie de intimidade entre pessoas de idades variadas e os meios tecnológicos. A democratização da tecnologia encurtou caminhos e facilitou o acesso aos recursos midiáticos e tecnológicos, possibilitando que pessoas e comunidades passassem a registrar e difundir seus cotidianos para o mundo diariamente. Porém a importância destes meios vai além do simples registro.
Pensando nisso, alunos do curso de Comunicação Social da UESC (Ilhéus-Ba) criaram o Projeto Pirilampo de Experimentação Audiovisual, com o objetivo de incentivar a produção de audiovisual por jovens moradores do bairro Teotônio Vilela em Ilhéus. O projeto será aplicado nos meses de agosto e setembro de 2011, no Colégio Estadual Fábio Araripe e tem vaga para 30 estudantes do ensino médio. O projeto tem como meta ensinar a linguagem do vídeo e apresentar o audiovisual enquanto instrumento para difundir a cultura popular e suas diversas representações sociais. Os estudantes contarão com aulas práticas e teóricas sobre produção audiovisual, fundamentos básicos de televisão e cinema, além da elaboração e produção de material videográfico . Os jovens darão asas à imaginação e voz à realidade em forma de documentário, ficção ou videoclipe e poderão divulgar e exibir o material produzido no final das oficinas.
Além de atentar os estudantes para importância desta comunicação para suas vidas, o projeto espera desenvolver o interesse destes jovens pela atuação profissional na área. Os “pirilampos” já existem. Só é preciso acender esta luz, direcioná-la para o caminho do bem, iluminar a comunidade de boas idéias e ofuscar as dificuldades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário